Goku curandeiro?

       Ainda sobre o incrível episódio 105 de Dragon Ball Super, uma cena que chamou muito a minha atenção (e de mais um monte de gente) foi o ressuscitamento do Mestre Kame pelo Goku, já no final do episódio. Claro que a cena foi muito emocionante, mas outro motivo para ela se destacar muito foi a aparente demonstração de uma habilidade de cura pelo saiyajin de classe baixa, Kakarotto, mas terá sido isso mesmo?





       Pois bem, eu realmente acho que não, que o Goku não seja possuidor de nenhuma habilidade curativa tal qual a do majin Boo e a do Dendê, ou melhor, não acho que a cena em questão o tenha mostrado executando uma técnica de cura, mas sim uma de revitalização, o que são coisas bem distintas.
       O majin Boo, como bem sabemos, tem poder tanto para curar ferimentos, quanto para ressuscitar outro ser vivo, tal como ele fez na sua própria saga, em Dragon Ball Z, mas ele utilizaria a sua habilidade de cura para ressuscitar alguém? Creio sinceramente que não, que sejam coisas bem diferentes, que uma habilidade curativa possa ser utilizada somente para reparar o corpo ferido, enquanto uma habilidade de ressuscitamento deva ser usada para algo que vai além dos ferimentos do corpo, envolvendo também a alma do ser vivo - sendo que, dependendo do caso, esta última obviamente deverá ser usada conjuntamente à técnica de cura, visto que não adiantaria nada trazer alguém de volta à vida se o corpo dele não tivesse condições de sustentá-lo vivo.
       Aqui entramos no que quero dizer a respeito do suposto Goku curandeiro: apesar de muito provavelmente estar ferido devido aos golpes recebidos de Ganos, o Mestre Kame certamente não morreria devido a isso, ele tendo caído inconsciente e moribundo no chão da arena por outro motivo, por ter utilizado praticamente todo o seu ki no Kame Hame Ha desferido contra o seu oponente.


Coisas da vida: uma hora você bate, na outra apanha.


       Isso porque, tal como explicado no Dragon Ball clássico, quando somos apresentados a tal técnica, Muten Roshi explica que ela consiste na reunião de todo o ki do indivíduo para um poderoso disparo, mas, após tantas sagas, é mais do que certo que definitivamente não há a necessidade de o guerreiro sempre colocar todo o seu ki na técnica, principalmente aquele que, como Goku, Gohan e Kuririn, desenvolveu grandes quantidades de ki, do contrário, ela seria uma técnica de último recurso, tal como a Genki Dama, e sabemos que não é.
       Por isso disse que ele caiu por ter utilizado praticamente todo o seu ki, no caso, esse "praticamente" está com o sentido de "quase", e por qual motivo digo que o Mestre Kame usou quase todo o seu ki no Kame Hame Ha mais poderoso já desferido por ele? Porque mesmo após cair inconsciente, o discípulo número 1 de Mutaito ainda tinha ki suficiente para que Goku conseguisse sentir e, assim, utilizar o seu teletransporte.
       Portanto, Kame não caiu morto após o disparo do Kame Hame Ha, mas ficou a ponto de morrer e o que Goku fez foi utilizar uma espécie de "desfibrilador de ki" para dar impulsos no coração do velho e tentar reanimá-lo, sem sucesso, ao que o ki em suas mão mudou da cor amarela para o azul com o mesmo tom da aura do super saiyajin azul. Nesse momento, tal ki expandiu-se e tomou conta de toda a área, desaparecendo um pouco antes de Goku destransformar-se, o velho Kame acordando logo em seguida.




       Então, como é visível, Goku não utilizou técnicas de cura, apenas uma técnica de ressuscitação (o desfibrilador de ki) e, inconsciente e acidentalmente, acabou fazendo uma espécie de transfusão de ki para o seu velho mestre. "Inconsciente e acidentalmente" porque a cena em que Kame acorda deixa bem evidente a surpresa de Goku quanto ao ocorrido.


Portanto, nem o próprio Goku deve fazer ideia do que aconteceu.


       Por fim, acho pouco provável que isso tenha acontecido de modo que não venha a ser futuramente explorado, quero dizer, se neste primeiro momento o Goku fez isso sem querer, tal como foi dado a entender, pode ser que ele venha a fazer conscientemente nalgum ponto mais à frente no Torneio do Poder ou mesmo depois. Só o tempo nos mostrará.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem