Bruxas e Feiticeiras da Marvel, DC e Amalgam

       Em 2015, eu quebrei muito a cabeça a respeito de algo que eu pudesse escrever (e publicar no Blog do Leno) para o Dia das Bruxas e o Dia do Saci, bem como se deveria escrever sobre eles separadamente ou conjuntamente, se somente sobre um dos dois. Se deveria fazer uma crítica à instituição do Dia do Saci como uma tentativa de resistência a uma celebração estrangeira, quando a possibilidade de adaptar a celebração sem a criação de uma data, visto que também temos bruxas (como a Matinta-Perera e mesmo a Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo), seria perfeitamente possível.




       Cheguei a rascunhar, na época, uma série de coisas nesse sentido, bem como iniciei (e não conclui até hoje) uma compilação revista e ampliada de uma série de textos anteriormente publicados sobre o saci, mas, no fim das contas, acabei resolvendo falar sobre as bruxas e, mais especificamente, sobre as bruxas das histórias em quadrinhos (HQs), fazendo uma lista, mas não qualquer lista.
       Todas as mais de 89 (oitenta e nove) bruxas e feiticeiras aqui listadas são personagens ou da Marvel [1] ou da DC ou da Amalgam, todas editoras de quadrinhos, sendo que nem todas são super-heroínas ou super-vilãs, já que nem todas são realmente usuárias de magia, pois algumas fingem ser, enquanto outras são feiticeiras apenas no nome.
       A lista inclui apenas mulheres [2] e, embora esta seja uma lista atualizada em relação à de 2015, que tinha apenas 23 (vinte e três) personagens, certamente algumas devem ter ficado de fora, de modo que, se você sentiu falta de alguma, fique à vontade para mencioná-la nos comentários que depois atualizado - o mesmo sendo válido para eventuais informações equivocadas.



MARVEL COMICS


Feiticeira Escarlate
(Scarlet Witch)


Primeira aparição: X-Men #4 (março, 1964)
Criadores: Stan Lee, Jack Kirby.

       Não poderia ficar de fora aquela que talvez seja a mais conhecida feiticeira dos quadrinhos, tanto que deve ser o primeiro nome que vem à mente de quem conhece e de quem não tem tanto contato assim com as HQs, conhecendo o universo dos super-heróis a partir do cinema. Então, acho mais do que válido começar esta lista por ela.
       Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, é irmã gêmea de Pietro Maximoff, o Mercúrio (QuickSilver), e, embora por muitos anos eles tenham acreditado que o mutante Magneto (Max  Eisenhardt / Erik "Magnus" Lehnsherr) fosse o seu pai e que, por conseguinte, eles próprios também fossem mutantes, descobrem através do Alto-Evolucionário que, na verdade, são filhos de Natalya Maximoff (morta pelo próprio marido), criados por Django e Marya Maximoff e as suas habilidades não são provenientes dos genes mutantes, mas sim de adulterações genéticas feitas por ele quando eram crianças na Montanha Wungadore [3]. Ela também descobriu que a sua mãe biológica havia usado a alcunha de Feiticeira Escarlate antes dela. Na verdade, é um título passado de geração em geração na sua família, o seu avô materno tendo sido o Feiticeiro Escarlate (Scarlet Warlock).
       A Feiticeira Escarlate é um ser nexo, cuja importância é vital para a existência do Universo 616, o que se manifesta, mais especificamente, na condição de ela não dever ter filhos, já que os mesmos abalariam a estrutura universal. Por esse motivo, o ser conhecido como Immortus (Nathaniel Richards) tentou impedir que ela tivesse filhos e a relação dela com o sintozoide Visão (The Vision) resultou disso, ela usando energia mágica - proveniente, sem ela saber, da alma do demônio Mephisto - para gerar um par de filhos gêmeos com ele: Tommy e Billy Maximoff.
       Wanda também teve relacionamentos com o homem cujos padrões das ondas cerebrais foram utilizadas para dar consciência ao Visão, Simon Williams, o Homem Maravilha (Wonder Man), bem como o Capitão América, e recebeu treinamento de vários magos e feiticeiros, principalmente, de Agatha Harkness.
       Finalmente, os filhos que ela gerou com a energia extraída da alma de Mephisto acabaram reencarnando como Thomas Shepherd, o Célere (Speed), e William Kaplan, o Wiccano (Wiccan), sendo este último destinado a se tornar o Demiurgo da Terra. A propósito, Wanda foi marcada, ainda bebê, por um dos deus antigos originalmente gerados pelo Demiurgo e conhecido como Chthon, que já tentou possuí-la algumas vezes.


Agatha Harkness


Primeira aparição: Fantastic Four #94 (janeiro, 1970).
Criadores: Stan Lee, Jack Kirby.

       Uma das bruxas mais poderosas da Terra e com idade o suficiente para se lembrar de 500 (quinhentos) anos antes de Atlântida ser engolida pelo mar, Agatha Harkness, como uma jovem loira, foi até uma comunidade de bruxas centenárias e juntou-se a elas. Como membro da colônia chamada New Salem, ela se tornou a mais poderosa feiticeira de lá e, depois, a sua grande dama (líder), estando envolvida na entrega de vários feiticeiros para as autoridades matadoras de bruxas, alegando que estava fortalecendo a comunidade ao se livrar daqueles que não conseguiam se defender por conta própria e, enfim, a deixou por conta própria e sozinha, tornando-se governanta e passando a ensinar crianças necessitadas.
       Em algum momento, ela acabou por se aposentar dessa profissão, mas saiu da aposentadoria quando foi contactada pelo Quarteto Fantástico (Fantastic Four) para que cuidasse de Franklin Richards, o então recém-nascido filho de Reed Richards e Susan Storm. Posteriormente, Agatha acabou sendo morta pelos Sete de Salem, ressuscitou e, tempos depois, foi assassinada a sangue-frio pela Feiticeira Escarlate, sua aluna.


BRUXAS
(Witches)


Primeira aparição: Witches #1 (Agosto, 2004)
Criadores: Brian Patrick Walsh, Mike Deodato Jr.

       As Bruxas foram uma equipe de super-heroínas afiliadas ao Dr. Estranho (Dr. Strange) e constituída por três jovens feiticeiras: Jennifer Kale, irmã do bibliotecário Andy Kale, que foi quem libertou o demônio Hellphyr através do Tomo de Zhered-Na; Topaz, amiga do Dr. Estranho; e Satana Hellstrom, filha de Satã. Cabe informar que todas essas feiticeiras foram, originalmente, personagens de apoio de outros, de títulos antigos e já extintos.


Jennifer Kale
Primeira aparição: Fear #11 (Dezembro, 1972).
Criadores: Steve Gerber, Rich Buckler.

       O motivo para o grupo ser constituído por uma humana (Jennifer), um ser angelical (Topaz) e um ser demoníaco (Satana) diz respeito à história do anteriormente mencionado tomo. Zhered-Na foi uma feiticeira de Atlântida, exilada pelo imperador Kamuu por prever o naufrágio do reino. Depois de ela se mudar para o continente Thuriano, onde ensinou sobre a sua deusa, Valka, as lições dela se tornaram um culto, que, posteriormente à destruição de Atlântida e à morte da sacerdotisa, foi continuado por Dakimh, seu ex-aluno.


Topaz
Primeira aparição: Werewolf by Night #13 (Janeiro, 1974).
Criadores: Marv Wolfman, Mark Ploog.

       Posteriormente, a esses conhecimentos místicos, se juntaram outros, com um anjo e um demônio compartilhando os conhecimentos místicos sobre os seus respectivos reinos e a cultista Illyana Kale compartilhando os seus próprios, completando, assim, o Tomo de Zhered-Na - que só pode ser usado pela combinação de um Kale, um ser angelical e um ser demoníaco.


Satana Hellstrom
Primeira aparição: Vampire Tales #2 (Outubro, 1973).
Criadores: Roy Thomas, Jhon Romita Jr.

       O grupo, aliás, foi formado pelo Dr. Estranho para combater o demônio Hellphyr, após outro demônio, Marduk Kurios (um dos que utiliza o nome "Satã"), enganar Andrew "Andy" Kale para que este manuseasse o Tomo de Zhared-Na e despertasse o ser demoníaco, que se apossou do corpo dele.


Bruxas de Encore
(Witches of Encore)



Primeira (e última) aparição: Marvel Mystery Comics #29 (Março, 1942).
Criador: Ed Robbins.

       As chamadas "Bruxas de Encore" eram, originalmente, um trio, residindo na dimensão conhecida como "Lugar Nenhum" (Nowhere) ou "Terra do Nada" (Land of Nowhere), a qual pode ou não ser fruto da imaginação de James Jankovicz (o Jimmy Jupiter), que se deparou com elas em duas situações, na última das quais ele estava acompanhado por seu novo amigo, Ruffy Rabbit, e acabou matando uma, o que fez as outras duas fugirem, tendo o paradeiro desconhecido desde então.


Bruxas de Endor
(Witches of Endor)



Primeira (e última) aparição: Captain America Comics #2 (Abril, 1941).
Criadores: Ed Herron, Al Avison.

       Não, estas bruxas não residiam no planeta em cuja proximidade ocorreu a Batalha de Endor, em Star Wars - Episódio VI: O Retorno de Jedi, nem são as mesmas mencionadas na Bíblia, embora a inspiração seja mais do que óbvia, mas sim habitavam no Vale da Névoa, próximo ao Reino de Atlântida, a cerca de 60 mil anos a.C., contando com as propriedades soníferas da névoa do vale para capturar pessoas. Tais bruxas enfrentaram os aventureiros pré-históricos Tuk e Tanir, bem como a princesa atlante Eve, sendo mortas pelos dois heróis.



As Três Bruxas
(Three Witches)



Primeira aparição: Marvel Mystery Comics #39 (Janeiro, 1943).
Criador: Ed Robbins.

       As Três Bruxas são uma equipe residente da Terra das Fadas (The Land of Fairies), no Lugar Algum (Nowhere), sendo constituída por Minerva, Melissa e um terceiro membro não nomeado. Todas as três não enxergam bem e precisam usar óculos, mas só possuíam um, que também era a fonte dos seus poderes mágicos. Entretanto, cruzaram o caminho de Jimmy Jupiter e Knobby, quando eles estavam indo ver o Rei Rá, e acabaram derrotadas quando o primeiro conseguiu pegar o óculos delas, libertando a si mesmo e ao amigo do círculo mágico em que elas os prenderam. Jimmy levou o óculos consigo, prometendo trazer para elas três óculos sem poderes.


Feiticeira
(Witch Woman)



Primeira aparição: Marvel Spotlight #10 (Junho, 1973).
Criadores: Gary Friedrich, Tom Sutton.

       Membro de uma tribo apache do Arizone, Linda Littletrees se mudou para o leste para estudar e foi introduzida ao satanismo pela sua colega de quarto, acabando por sacrificar a sua alma a Satã durante um Sabá antes que pudesse escapar do mesmo. Como consequência disso, ela acabou se tornando uma bruxa.
       Posteriormente, Linda Littletrees retornou à reserva indígena do seu povo para cumprir uma missão para Satã, missão essa que compreendia derrotar o Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider) e capturar a alma dele - o que ela quase conseguiu, mas descuidou-se e ele conseguiu fugir, o que, consequentemente, resultou em punição para ele por parte de Satã.
       Após, recuperar-se da punição, Linda ensinou o Motoqueiro Fantasma a controlar melhor os seus poderes de fogo do inferno, apaixonou-se por ele e o perseguiu, sendo rejeitada e retornando, então, para a reserva indígena, casando-se com Sam Silvercloud e tendo um filho (anônimo) e abrindo uma lanchonete (Linda's) com ele.
       Anos depois, ela voltou a ser a Feiticeira a pedido de Mephisto e, uma vez mais, o Motoqueiro Fantasma cruzou o seu caminho, quando ela disputava a guarda do filho com Sam, fazendo-se de vítima para ele e tentando seduzi-lo, mas o Motoqueiro conseguiu ver a verdade após ela revelar que voltou a ser a Feiticeira e atirou nela com sua arma de fogo infernal. Linda foi levada pelas autoridades, mas, atualmente, seu paradeiro é desconhecido.



Bruxas de Guerra
(War Witches)



Primeira aparência: Mighty Thor Vol. 2 #2 (Fevereiro, 2016).
Criadores: Jason Aaron, Russell Dautermann.

       Mais um trio, desta vez, de elfas negros mais velhas e que serviram como conselheiras de guerra para o também elfo negro chamado Malekith.



Bruxa da Água
(Water Witch)



Primeira aparição: Fantastic Four Annual #13 (Dezembro, 1978).
Criadores: Mark Gruenwald, Herb Trimpe.

       Um exemplo de personagem que é uma feiticeira ou uma bruxa apenas no nome, uma vez que, a exemplo das Três Bruxas de Lugar Algum, a Bruxa da Água possui os seus poderes condicionados a um objeto, no caso dela, uma varinha radiestésica, que lhe permite fazer uso da hidrocinese, isto é, do controle e projeção da água em todas as suas formas (líquida, sólida e gasosa). Aliás, se ela fosse uma bruxa legítima, poderia ser considerada uma elementarista.
       De nome próprio desconhecido, a Bruxa da Água foi, originalmente, um dos chamados Proscritos (Outcasts), humanos feios e desajustados que foram levados pelo Homem Toupeira (Mole) para o seu reino subterrâneo e receberam poderes e equipamentos especiais dele.



Bruxa do Tempo
(Weather Witch)



Primeira aparição: Invincible Iron Man #513 (Abril, 2012)
Criadores: Matt Fraction, Salvador Larroca.

       Membro da equipe de super-heróis chineses militarizados conhecida como Dinastia (Dynasty), entre outras, o seu nome é coincidente com um dos títulos atribuído à mutante Tempestade (Storm), mas isso não é por acaso, já que A Bruxa do Tempo não é usuária de magia, possuindo, basicamente, os mesmos poderes de Ororo Munroe.



A Bruxa
(The Witch)



Primeira (e única) aparição:
Fantastic Four Meet The Witch Coloring Book #1 (Outubro, 1977).
Criador: ???

       Esta personagem tem uma única aparição, em uma revista para colorir do Quarteto Fantástico publicada pela Whitman, não possuindo, até o momento, qualquer histórico ou outros dados relevantes, mas, ao que tudo indica, ela realmente era uma usuária de magia.



Gazelle



Primeira aparição: Fantastic Four #185 (Agosto, 1977).
Criadores: Len Wein, George Pérez.

       Esta feiticeira é uma integrante da comunidade mística secreta denominada como Nova Salem (New Salem), no Colorado (EUA), e um dos membros do grupo conhecido como Os Sete de Salem (Salem's Seven), sendo uma filha magicamente transformada de Nicholas Scratch com uma de suas esposas e, por parte de pai, neta de Agatha Harkness. Se opôs ao plano dos seus meio-irmãos de sequestrar a Feiticeira Escarlate e o Visão, sendo condenada por eles à execução na fogueira, assim como Agatha Harkness.
       Gazelle era capaz de assumir uma forma de gazela com uma forma sobre-humana nas pernas, bem como capaz de saltos fantásticos e chutes poderosos.



Reptilla



Primeira aparição: Fantastic Four #186 (Setembro, 1977).
Criadores: Len Wein, George Pérez.

       Uma das habitantes de New Salem e membro d'Os Sete de Salem, filha magicamente modificada de Nicholas Scratch com uma de suas esposas e neta, por parte de pai, de Agatha Harkness. Pode assumir uma forma serpentina com uma cauda longa no lugar das pernas e duas serpentes venenosas no lugar dos braços, com as quais pode efetuar mordidas.



Vertigem
(Vertigo)



Primeira aparição: Fantastic Four #185 (Agosto, 1977).
Criadores: Len Wein, George Pérez.

       Habitante de New Salem, Vertigem é membro d'Os Sete de Salem e filha magicamente modificada de Nicholas Scratch com uma de suas esposas, além de neta, por parte de pai, de Agatha Harkness. Em sua forma alternativa, Vertigem pode induzir náusea extrema e debilidade às suas vítimas como poderes adicionais.



Bruxa da Noite
(Night Witch)



Primeira aparição: Captain America: Patriot #2 (Novembro, 2010).
Criadores: Karl Kesel, Mitch Breitweiser.

       Mais uma feiticeira de nome, ao menos aparentemente, já que esta super soldada soviética utilizava um jet pack e uma arma, porém, como ela podia utilizar da escuridão e conseguia abrir portais que permitiam teletransporte, cogita-se que seus poderes talvez não fossem de origem tecnológica, mas sim de outra fonte, provavelmente, a força escura (darkforce), sendo cogitado, também, que ela seja mãe ou avó da primeira Darkstar e seu irmão gêmeo, Vanguard, justamente por causa disso.



Coven



Primeira aparição: Thanos Vol 2 #4 (Abril, 2017).
Criadores: Jeff Lemire, Mike Deodato Jr.

       Mais um trio de bruxas, mas, desta vez, é um trio de bruxas míticas, que se acredita ser mais antigo que qualquer deus e reside na Pedreira de Deus (God Quarry), que é um estranho e desconhecido domínio situado no limite do universo, sendo o destino que os velhos deuses - desprovidos de seguidores devido à sua destruição ou evolução - encontram para morrer, as três bruxas se alimentando da alma de cada um deles. As bruxas do coven [4] possuem poderes equiparáveis aos de entidades cósmicas, além da cronocinese, que usaram para envelhecer o Starfox.



Bruxa Flamejante
(Flame Witch)



Primeira aparição: Jungle Action #2 (Dezembro, 1954).
Criador: ???

       De identidade e origem desconhecida, a Bruxa Flamejante aparentemente seria mesmo uma usuária de magia que controla o fogo (podendo projetá-lo das mãos) e é imune a ele e ao calor, mas vulnerável à água e que atua na selva do Congo, na África, cujas lendas afirmam que foi adorada como uma deusa do fogo e do mal, bem como que ela não pode realmente morrer, ficando apenas em um estado de contínuo ardor até que lhe fosse possível explodir em chamas mais uma vez, sendo que o motivo para esse estado nunca foi revelado.



Bruxa Troll
(Troll Witch)



Primeira aparição: Warlock and the Infinity Watch #24 (Janeiro, 1994).
Criadores: Jim Starling, Tom Grindberg.

       Esta bruxa ainda não teve o seu nome revelado e pertencente a uma das raças asgardianas de trolls, mais especificamente, à raça dos trolls de pedra (que possuem a pele laranja), ela tendo atuado como conselheira do rei deles, Geirrodur.



Tabicantra



Primeira (e última) aparição: Ghost Rider Vol 2 #53 (Fevereiro, 1981).
Criadores: Michael Fleisher, Don Perling.

       Também conhecida pelo nome de Feiticeira (She-Witch), Tabicantra foi uma agente do demônio Asmodeus, sendo utilizada por ele para tentar, por meio dos seus poderes, quebrar o controle de Johnny Blaze sobre o demônio Motoqueiro Fantasma e, assim, usar este como um peão numa campanha de terror contra a humanidade. Todavia, Tabicantra traiu seu mestre e acabou morta por ele juntamente com outro agente, V'Zharr-Than.



Alta Bruxa dos Espetros Terríveis
(Wraith High Witch)



Primeira aparição: Rom #33 (Agosto, 1982).
Criadores: Bil Mantlo, Sal Buscema.

       Neste caso, apesar da utilização do termo no singular, é importante deixar claro que ele se aplica simultaneamente a mais de um indivíduo feminino da raça skrull conhecida como "espectro terrível" (dire wraith), funcionando, portanto, como uma classe própria, mas não restrita, ao gênero feminino de tal raça. As Altas Bruxas dos Espectros são muito mais poderosas na feitiçaria do que um típico espectro terrível fêmea e havia uma quantidade delas que possuía a mesma aparência de avó que foi usada por aquele que atendia pelo nome de "Tia Mara" (Aunt Mara).



Rainha Bruxa do Egito
(Witch Queen of Egypt)



A Rainha Bruxa do Egito jamais apareceu nas HQs,
apenas foi mencionada em Captain America Comics Vol 1 #20,
em Novembro de 1942, e pode-se considerar Al Avison,
o criador da "Cria da Rainha Bruxa", como o seu criador.

       Uma rainha do antigo Egito que estudou magia negra, tornando-se uma poderosa feiticeira e aperfeiçoando os seus poderes através do Livro de Thoth. Buscando ser futuramente ressuscitada, ela teve um menino que deveria ser mumificado e colocado no mesmo túmulo que ela com instruções de como ressuscitá-lo - o que foi feito após ela ter morrido. O menino mumificado foi encontrado pelo explorador Gerald Thornton em 05 de agosto de 1912 e as instruções foram seguidas, ele estando ressuscitado em 12 de agosto do mesmo ano e sendo adotado por Gerald, que o batizou como Lawrence Thornton. Futuramente, no contexto da Segunda Guerra Mundial, ele tentaria ressuscitar sua mãe, mas foi impedido pelo Capitão América e pelo Bucky, voltando, inclusive, a ser uma múmia.



Bruxa do Mar
(Sea Witch)



Primeira aparição: Thor #300 (Outubro, 1980).
Criadores: Mark Gruenwald, Ralph Macchio, Keith Pollard.

       Bridget O'Hare foi uma humana marinheira originária da Irlanda do século XII e uma das 12 (doze) pessoas selecionadas pelas deidades da Terra ao longo de 10 séculos (ou mil anos) para servirem como amostra aos Celestiais () de que a humanidade era digna de sobreviver e teve o corpo modificado para que ela pudesse viver debaixo d'água e sendo dotada de poderes divinos, os quais consistem no controle da água em qualquer estado (líquido, sólido e gasoso).



Rainha Bruxa de Amazar
(Witch Queen of Amazar)



Primeira aparição: Scarlet Witch #1 (Janeiro, 1994).
Criadores: Andy Lanning, Dan Abnett, John Higgins.

       Eleyn era a Rainha Bruxa dos amazites e o ser nexo de Amazar, tendo sido levada à loucura pelos pesadelos provocados por Gargan e Lore (uma contraparte da Feiticeira Escarlate, que se dedicou a conquistar dimensões pela destruição de seus respectivos seres nexos, se alimentando do poder deles), sendo possuída por ela após isso e até que sua energia foi completamente usada e Lore partiu, então, para sua próxima conquista. Posteriormente, o seu espírito esteve entre aqueles que se vingaram de Lore e, por finalmente alcançar a paz, agradeceu à Feiticeira Escarlate.



Bruxa do Vento
(Wind Witch)



Primeira aparição: Ghost Rider Vol 2 #66 (Março, 1982).
Criadores: Michael Fleisher, Tom Sutton.

       Clothilde, a Bruxa do Vento, era uma bruxa do século XV, cuja alma estava aprisionada a uma vela, através da qual acessou o plano terrestre e esteve ativa brevemente no Carnaval de Quentin (Quentin Carnival) fora de uma cidade não nomeada no centro-oeste estadunidense.



Kura



Primeira aparição: Captain Britain Vol 2 #9 (Setembro, 1985).
Criadores: Jamie Delano, Alan Davis.

       Sendo também chamada de Feiticeira (Witch Woman), Kura é uma feiticeira da tribo J'Dare, rival da tribo N'Dingi, e que foi contratada por Joshua N'Dingi para ser sua adivinhadora, conselheira, confidente e torturadora, como uma forma de acabar com a corrupção e a rivalidade entre as tribos, problemas que seus dois antecessores enfrentaram sem sucesso.



Gloria Knoblach



Primeira (e última) aparição: Cable #94 (Agosto, 2001).
Criadores: Robert Weinberg, Michael Ryan.

       Nascida em 1673, na Virginia, Gloria foi visitar os parentes de sua mãe que viviam em Salem, Massachusetts, em 1692 e foi acusada de ser uma bruxa por uma das crianças da aldeia, sendo julgada culpada e enforcada em junho do mesmo ano. Todavia, ela não era realmente uma bruxa, mas sim uma mutante, cujos poderes não eram muito claros.



Bruxas de Nexxx
(Witches of Nexxx)



Primeira aparição: Conan the Barbarian #125 (Agosto, 1981).
Criadores: J.M. DeMatteis (???).

       As bruxas de Nexxx foram três irmãs servas do deus irado, funesto e sombrio conhecido como Nexxx, tendo existido na Era Hyboriana e sendo as responsáveis por levar as duas noivas para que ele se deitasse e gerasse dois filhos, mas, por terem falhado posteriormente na conclusão do plano dele, que resultou na morte dos dois jovens semideuses, elas foram punidas com a morte pelo seu senhor.



Ma Mayhem



Primeira aparição: Werewolf by Night #18 (Junho, 1974).
Última aparição: Werewolf by Night #20 (Agosto, 1974).
Criadores: Mike Friedrich, Don Perlin.

       Também conhecida como Lynn James, Ma Mayhem foi considerada uma das mais poderosas bruxas da Califórnia, sendo, por isso, contratada pelo Barão Thunder (Baron Thunder) e pela sociedade secreta conhecida como Comitê (Committee) para capturar o lobisomem Jack Russell. Aparentemente, ela morreu na explosão do quartel-general do Comitê.



Bruxas lideradas por Nigel Carruthers



Este é o Nigel Carruthers, o Warlock Prime.
Ainda não encontrei imagens das bruxas lideradas por ele,
mas, quando encontrar, substituirei a imagem.
Primeira (e última) aparição: Silver Surfer #12 (Janeiro, 1970).
Criadores: Stan Lee, John Buscema.

       Grupo de bruxas lideradas, juntamente com um grupo de bruxos, por Nigel Carruthers, o Warlock Prime (algo como "Bruxo Principal"), que usou os poderes do Surfista Prateado (Silver Surfer) para tirar a Abominação (Abomination) da prisão em que ele foi colocado pela entidade cósmica chamada de Estranho (Stranger).



Sororidade das Trevas
(Dark Sisterhood)



Primeira aparição: Cable #88 (Fevereiro, 2001).
Última aparição: Cable #88 (Setembro, 2001).
Criadores: Robert Weinberg, Michael Ryan.

       Esta organização teve início há muito tempo, mediante a união de mulheres nascidas com poderes incomuns, visando a proteção mútua e adotando o nome de Sororidade [5] das Trevas (Dark Sisterhood) em desafio aos seus perseguidores, que as chamavam de bruxas. A princípio, a organização, como já dito, visava a proteção mútua, a fim de escapar da tortura e da morte, mas, com o tempo, tal objetivo foi distorcido, passando a se querer o domínio mundial. Para tanto, a Sororidade das Trevas comandou cartéis do crime, políticos, generais ambiciosos e policiais renegados até ser extinta.
       As suas fileiras contaram com aproximadamente 30 (trinta) mil membros não nomeados, sendo que todas as irmãs seriam descendentes da fundadora e líder, destacando-se os seguintes e antigos membros conhecidos: Bonita, Gina Anderson, Connie Moore e sua líder e fundadora, Fiona Knoblach, a Mãe das Trevas (Dark Mother).



Finality
(Fiona Knoblach)
Primeira aparição: Cable #88 (Fevereiro, 2001).
Última aparição: X-Men Vol 2 #202 (Outubro, 2007).
Criadores: Robert Weinberg, Michael Ryan.

      Irmã mais nova de Gloria Knoblach, Fiona é uma mutante com diversos poderes (longevidade ou aparente imortalidade, telepatia, telecinese e precognição), que fundou a Sororidade das Trevas e também é conhecida como Finality, sendo uma ancestral de Jean Grey.



Bonita
Primeira (e última) aparição: Cable #90 (Abril, 2001).
Criadores: Robert Weinberg, Michael Ryan.

       Sendo uma descendente de Fiona Knoblach, a irmã das trevas conhecida como Bonita traiu a irmandade e, como consequência, foi morta pela Mãe das Trevas.



Gina Anderson
Primeira aparição: Cable #92 (Junho, 2001).
Última aparição: Cable #95 (Setembro, 2001).
Criadores: Robert Weinberg, Michael Ryan.

       Por outro lado, Gina Anderson, outra descendente e irmã das trevas, era a Secretária de Defesa dos EUA e organizou o assassinato do Presidente, do Vice-Presidente e de todos os candidatos à presidência para que ela, então, se tornasse a Presidente dos EUA, como planejava a Mãe das Trevas. Entretanto, o seu plano foi arruinado pelo Cable e ela foi presa.



Connie Moore
Primeira aparição: Cable #93 (Julho, 2001).
Última aparição: Cable #94 (Agosto, 2001).
Criadores: Robert Weinberg, Michael Ryan.

       Finalmente, Connie Moore era uma mutante membro da Sororidade das Trevas e que atuava como agitadora, sendo a líder da Students Against Mutants - SAM (Estudantes Contra Mutantes) e não se sabendo muito a respeito dela.



Sete Bruxas no Mundo Médio
(Seven Witches in the Middle World)



As Sete Bruxas recebendo a Gata do Inferno.
Primeira aparição (a com cajado e a com chifres de alce):Patsy Walker: Hellcat #1 (Setembro, 2008).
Primeira aparição (todas as outras cinco): Patsy Walker: Hellcat #2 (Outubro, 2008).
Criadores: Kathryn Immonen.

       Essas são aquelas sete bruxas que, enquanto integrava a Iniciativa Alasca (Alaska Initiative), Gata do Inferno (Hellcat) encontrou quando foi visitar o Espírito do Norte (North Spirit) e acabou tendo que lutar contra ursos mágicos e um monstro marinho antes de acabar se deparando com elas e concordar em ajudá-las a localizar e devolver a filha desaparecida delas - a jovem Ssangyong Rexton, que havia, na verdade, fugido com o seu namorado.



A Diretora Soo
&
Escola de St. Damia Para Jovens Moças
(Headmistress Soo and the St. Damia's School for Young Women)



Bruxas aprendizes da Escola de St. Damia Para Jovens Moças.
Primeira aparição: Spider-Man/Deadpool #1 MU (Março, 2017).
Criadores: Joshua Corin, Tigh Walker.

       Soo era a Diretora (Headmistress) da Escola de St. Damia Para Jovens Moças (St. Damia's School for Young Women), a qual não era outra coisa além de uma fachada para um coven (grupo de bruxas), sendo ela própria uma bruxa muito poderosa e que, após sua morte, suas alunas tentaram ressuscitá-la no corpo de Shiklah.
       Para tanto, capturaram o marido de Shiklah, o mercenário Deadpool, e usaram nele um feitiço que invoca a pessoa que está no coração do alvo. Entretanto, como o Homem-Aranha (Spider-Man) era quem estava no coração do tagarela, ele, e não Shiklah, é quem foi invocado. De qualquer forma, as bruxas aprendizes prosseguiram com o ritual que faria a sua diretora assumir o corpo de Peter Parker lentamente.



Soo, possuindo o corpo de Peter Parker.
Primeira "aparição": 
Spider-Man/Deadpool #1 MU (Março, 2017).
Criadores: Joshua Corin, Tigh Walker.

       O plano das bruxas aprendizes, entretanto, coincidiu com uma invasão do Leviatã (Leviathan) a Toronto, fazendo com que o Deadpool e o Homem-Aranha voltassem a sua atenção para ele, este último tendo o corpo completamente assumido por Soo enquanto isso e, após isso, ela liderou suas alunas num plano para afogar o Leviatã num lago, de modo que, quando a alma dele deixasse o corpo, elas poderiam se alimentar da alma da criatura.
       Porém, tão logo isso foi feito, Soo regrediu a idade de suas aprendizes com um feitiço, pois queria ter a alma do Leviatã só para si, mas a criatura recuperou-se e ela, enfraquecida com o ataque dele, viu-se convencida pelo Deadpool a ajudá-lo a acabar com o monstro, o que Soo fez, usando as suas últimas forças num feitiço final, isso, consequentemente, fazendo-a deixar o corpo do Homem-Aranha.



N'Daré Munroe



Primeira aparição: X-Men #96 (Dezembro, 1975).
Última aparição: X-Men: Gold Vol 2 #35 (Novembro, 2018).
Criadores: Chris Claremont, Dave Cockrum.

       A mãe da mutante Tempestade está nesta lista porque ela era oriunda de uma tribo de bruxas e sacerdotisas, possuindo algum conhecimento de rituais mágicos e habilidades de luta.



LaVoisin
Catherine Deshayes e reencarnações



LaVoisin.
Primeira aparição: Hellstorm #16 (Julho, 1994).
Criadores: Warren Ellis, Leonardo Manco.

       No século XVII (dezessete) e, mais especificamente, em 1678, a Marquesa de Montespan, que era amante do Rei Louis XIV, o Rei Sol, por uma década viu-se no frio e com olhares obscurecidos devido a sete nascimentos, ela tendo assistido miseravelmente como o Rei arranjou novas amantes. Para quem havia reinado como uma rainha, a perda de poder, tanto quanto qualquer outra coisa, foi insuportável e a levou até o Devanens, um nobre da província que praticava alquimia e consorciava com ocultistas.
       A Marquesa pretendia reconquistar o Rei com magia, já que havia falhado com a astúcia e a sedução, e Devanens a levou à LaVoisin, a bruxa parisiense, que extraiu grandes riquezas dela e a forçou através de três massas pretas indescritivelmente sujas, o "Monge Negro" da lenda francesa, Abbe Quibourg, estando envolvido nisso.
       O resultado foi uma poção do amor, que foi administrada na comida do Rei Louis, que o fez adoecer, mas funcionava, tanto que LaVoisin continuou preparando-a por dois anos, até Louis levar uma jovem Duquesa para a cama e descartar a Marquesa para sempre. Ela, então, foi diretamente até LaVoisin e pediu-lhe que matasse o Rei e a Duquesa, ao que a bruxa preparou luvas envenenadas para a rival de sua cliente e papeis envenenados para o monarca.



Catherine Deshayes, a LaVoisin original.
Primeira aparição: Hellstorm #20 (Novembro, 1994).
Criadores: Warren Ellis, Leonardo Manco.

       LaVoisin foi presa por tentativa de regicídio e torturada por um ano, após o qual, o seu corpo estava tão arruinado que, quando finalmente a queimaram viva, as suas pernas e costas tiveram que ser amarradas e imobilizadas para que ela ficasse ereta por tempo suficiente para ser amarrada à estaca. Todavia, LaVoisin nunca traiu a Marquesa.
       O nome verdadeiro de LaVoisin era Catharine Deshayes e a bruxa que usa o nome LaVoisin na Normandia, França, e conta a história da proprietária original dele deixa claro que se considera a reencarnação da bruxa parisiense.



Jamala



Primeira aparição: Thing #29 (Novembro, 1985).
Criadores: Mike Carlin, Ron Wilson.

       Jamala é também conhecida como Bruxa (Witch Woman) e pertence a uma tribo cigana não nomeada.



Calcabrina



Primeira aparição: Wolverine and the X-Men #19 (Dezembro, 2012).
Criadores: Jason Aaron, Nick Bradshaw.

       Basicamente, Calcabrina é um bruxa colhedora de almas para Azazel e que se tornou uma aliada temporária do Monstro de Frankstein, usando sua magia para fazer uma lavagem cerebral em alguns dos professores da Escola Jean Grey (Jean Grey School), pois acreditava que eles eram membros do Circo de Assassinato (Murder Circus). Ela também é conhecida como Bruxa Escrava (Slave Witch) e Bruxa do Caminho Sinuoso (Witch of The Winding Way).



Anna Nikhail



       Segundo o Marvel Atlas #1, na entrada referente à Hungria (Hungary), a Anna Nikhail foi uma bruxa que ameaçou algumas partes do país nos anos 1950.



Sheeas



Primeira aparição: Ka-Zar Vol 2 #12 (Novembro, 1975).
Última aparição: Ka-Zar Vol 2 #13 (Dezembro, 1975).
Criadores: Doug Moench, Russ Heath.

       A bruxa Sheeas era co-líder do povo lagarto juntamente com Zaurai, um estranho que usou tecnologia para impressionar as Terras Selvagens (Savage Lands) para que acreditassem que ele era um bruxo. Sheeas criou um exército de zumbis para ajudar na sua luta pelo controle do Povo Zebra. No fim das contas, ela acabou devorada por um verme da neve (snow-worm) durante a sua batalha contra Ka-Zar.



Renrutanit e suas filhas bruxas



Primeira aparição: Conan the Barbarian #180 (Março, 1986).
Criadores: Jim Owsley, John Buscema.

       A Rainha Bruxa de El Shah Maddoc (Witch Queen of El Shah Maddoc), que costumava viver na floresta de Shem com as suas filhas também é conhecida como Ren. Tendo ouvido profecias de Imhotep, capturou Keiv, o aliado de Conan como parte do seu plano para escapar do demônio. Ela usou as Brumas de Raggador como um soro da verdade para aprender sobre Conan a partir de Keiv.
       Procurada pelo General Soto, Ren realmente manipulou para assumir o controle do exército de Soto para atrair Imhotep, que era guardado por ela e pelas suas filhas bruxas no pântano. Depois que Conan a decapitou, a sua cabeça ainda viva foi clamada por Pathir, bem como o controle sobre as filhas bruxas dela.



Bruxal



Primeira aparição: Legion of Monsters Vol 2 #2 (Janeiro, 2012).
Criadores: Dennis Hopeless, Juan Doe.

       Uma antiga vampira bruxa, que, sob o falso nome de Susanna, posou como uma ex-amante de Morbius.



Chaga



Primeira aparição: Thor #222 (Abril, 1974).
Criadores: Gerry Conway. John Buscema.

       Esta é uma bruxa que foi visitada pelo Thor e pelo Hércules, quando eles estavam tentando descobrir quem tinha raptado a asgardiana Krista e ela revelou-lhes, então, a aliança entre os deuses Ares e Hades.



Witchfire



Primeira aparição: Avataars: Covenant of the Shield #1 (Setembro, 2000).
Criadores: Len Kaminski, Oscar Jimenez.

       Sendo uma contraparte da Feiticeira Escarlate em um mundo medieval de nome Eurth, a cavaleira Witchfire possui poderes similares aos de Wanda.






DC COMICS



Feiticeira / Bruxa
(The Witch)



Primeira aparição: Flash Comics #5 (Maio, 1940).
Criadores: Gardner Fox, Harry Lampert.

       A personagem chamada de Feiticeira (revista "Lobinho") ou Bruxa (revista "Ebal") pertence às aventuras do Rei (King Standish), que é um mestre dos disfarces combatente  do crime e a tem como arqui-inimiga. O rosto verdadeiro dela nunca foi revelado.



Mysa Nal




Feiticeira Branca
(White Witch)
Primeira aparição:
Adventure Comics #360 (1966).
Criadores: E. Nelson Bridwell, Curt Swan.

       Pertencente à Legião dos Super-Heróis do século XXX, Mysa Nal ou Xola Aq (durante a Era de Prata, quando as histórias da Legião eram publicadas pela Adventure Comics) é nativa do planeta Naltor, como a sua irmã, a também legionária Sonhadora. Entretanto, diferentemente dos demais de sua raça, ela não nasceu com o poder de premonição. Para compensar isso, treinou artes místicas no planeta Zerox, o Mundo Bruxo (The Sorcerors World), acabando por demonstrar grande aptidão para a magia e se tornando uma feiticeira. Originalmente, era ruiva, mas o tempo e o avanço na magia fizeram os seus cabelos embranquecerem e os seus olhos ficarem vermelhos.
       Isso no que tange à versão Pré-Zero Hora da personagem, uma vez que há diferenças substanciais entre as duas versões. Por exemplo, no que diz respeito à relação dela com Mordru. Na versão Pré-Zero Hora, ele foi mestre dela nas artes místicas, tornou-se seu inimigo e, finalmente, acabou se casando com Mysa. Na versão Pós-Zero Hora, por outro lado, Mordru é o pai de Mysa.



Bruxa Negra
(Black Witch)

Primeira aparição: Final Crisis: Legion of 3 Worlds #5 (2009).
Criadores: Geoff Johns, George Perez.

       Ainda no que diz respeito à versão pré-Zero Hora, Mysa Nal e Mordru voltaram a se enfrentar, uma vez que, durante o período em que estiveram casados, ela foi submetida à prisão e manipulação mística. Após ela o derrotar e absorver a magia negra dele, tornou-se a Bruxa Negra (Black Witch).



Feiticeira de Prata

(Silver Sorceress)



Primeira aparição: Justice League of America #87 (Fevereiro, 1971).
Última aparição: Justice League Europe #35 (Fevereiro, 1992).
Criadores: Mike Friedrich, Dick Dillin.

       Laura Cynthia Neilsen, conhecida como a Feiticeira de Prata, era uma das pessoas sobreviventes do holocausto nuclear de seu planeta, Angor, sendo que as outras três eram Blue Jay e Wandjina, seus amigos, e os extremistas responsáveis pela destruição de Angor e pela manipulação do trio, que veio à Terra acreditando que a Liga da Justiça (Justice League) era a responsável pelo desastre. Tudo era parte do plano dos extremistas para conquistar a Terra e, no fim das contas, o trio angoriano e os heróis terrestres se uniram contra os extremistas, dos quais apenas Dreamslayer sobreviveu e, posteriormente, seria o responsável pela morte da Feiticeira de Prata. Por fim, a personagem é uma homenagem à Feiticeira Escarlate, da Marvel.



Citrina




Primeira aparição: Legion of Super-Heroes Vol 2 #298 (Abril, 1983).
Criadores: Dan Mishkin, Gary Cohn, Emie Colon.

       Bruxa-Mãe a serviço do Senhor Ametista (Lord Amethyst) e que, depois da morte dele, cuidou da Princesa Ametista (Amethyst).



Sargon, A Feiticeira

(Sargon The Sorceress)



Primeira aparição: Constantine #1 (Maio, 2013).
Criadores: Ray Fawkes, Jeff Lemire, Renato Guedes.

       Jaimini Sargent, que atende pelo nome de "Sargon, A Feiticeira", é a filha de John Sargent, o "Sargon, O Feiticeiro" (Sargon The Sorcerer), que foi um vigilante e usuário da magia da Era de Ouro, cujo rubi da vida lhe dava poder sobre qualquer coisa que ele tocasse. Ele foi sucedido por David Sargent e por Jaimini, que é membro do círculo interno do Culto da Chama Fria (Cult of the Cold Flame) e foi encarregada de matar o próprio pai para ganhar o poder dele. Feito isso, a sua primeira ação com esse poder foi buscar a bússola de Croyden, mas encontrou a oposição de John Constantine, que conseguiu reunir as três partes do objeto.



Três Bruxas

(Three Witches)



Primeira aparição: Witching Hour #1.
Criador: Alex Toth.

       Cynthia, Mildred e Mordred ou Morgan são os três aspectos de um ser cuja história é desconhecida, sendo também conhecidas como Gentis (Kindly Ones) e possuindo diversas formas, uma das quais é conhecida como Hecateae Elas possuem poderes como o de premonição e o de localizar pessoas e objetos perdidos. Cada uma delas se apresenta como uma mulher de diferente idade: Cynthia é a jovem, Mildred é a de meia-idade e Mordred/Morgan é a idosa. Elas gostam de competir como contadoras de histórias, encarregando algum "sortudo" de fazer o julgamento.



Rainha das Bruxas

(Witch Queen)



Primeira (e última) aparição: Green Lantern Vol 2 #82 (Março, 1971).
Criadores: Dennis O'Neil, Neal Adams.


       Esta personagem é uma fêmea da espécie nativa de Korugar e irmã de Sinestro, tendo sido recrutada por ele, quando o mesmo descobriu a Dimensão das Fúrias, para onde ele pretendia banir o Lanterna Verde Hal Jordan. O cetro utilizado pela Rainha das Bruxas possui em seu interior o anel de poder de Sinestro, fazendo com que ela parece capaz de usar magia.



Zatanna Zatara




Primeira aparição: Hawkman #4 (Novembro, 1964).
Criadores: Julius Schwartz, Gardner Fox, Murphy Anderson.

       Filha de Giovanni "John" Zatara, um mágico e combatente do crime da Era de Ouro, e Sindella, um membro da raça mística Homo magi, Zatanna é uma das maiores usuárias de magia do universo DC e já integrou a Liga da Justiça da América (Justice League of America), os Sentinelas da Magia (Sentinels of Magic) e os Sete Soldados da Vitória (Seven Soldiers of Victory).





AMALGAM COMICS



Feiticeira Branca
(White Witch)



Primeira aparição: Doctor Strangefate #1 (Abril, 1996).
Criadores: Ron Marz, José Luiz, Garcia-López.

       Sendo a fusão das personagens Feiticeira Escarlate (Marvel) e Zatanna Zatara (DC), Wanda Zatara, a Feiticeira Branca, possui os poderes de ambas e é a ajudante do Doutor Mistério (Doctor Strangefate), tendo sido enviada por ele para capturar Acesso (Acess) - o que ela conseguiu, embora o seu chefe não tenha demonstrado grande gratidão.





NOTAS

[1] Sim, a Marvel publicou quadrinhos de Star Wars e ainda publica, mas acho que as feiticeiras da franquia criada por George Lucas merecem um artigo só delas.

[2] Isso não tem relação, como alguns poderiam pensar, com o mês de outubro ser dedicado à campanha de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, até porque, tal câncer não afeta apenas mulheres, homens também são vitimados. O motivo para incluir apenas bruxas e feiticeiras se dá pela relação histórica e mitológica que é feita entre a bruxaria e a feitiçaria com as mulheres, mas acho que vou falar melhor sobre isso em outro texto.

[3] Isso acaba sendo uma saída perfeita para explicar, nos cinemas, as habilidades dos gêmeos, que apareceram nos filmes antes mesmo dos direitos autorais sobre os mutantes retornarem para a Marvel por meio da compra de boa parte da Fox pela Disney.

[4] O termo pode ser usado assim mesmo, mas há equivalentes em português, como "coventículo" e "conciliábulo".

[5] Não encontrei referências em português à organização, então traduzi livremente o termo sisterhood para o equivalente lusófono, sororidade, uma irmandade exclusivamente constituída por mulheres.





REFERÊNCIAS


  1. Antônio Luiz Ribeiro. Feiticeira (Bruxa). Guia dos Quadrinhos. Publicado em: 03 Jan 2009,16h49. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/feiticeira-(bruxa)/11369>.
  2. Fandom. Agatha Harkness (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Agatha_Harkness_(Earth-616)>.
  3. Fandom. Bonita (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Bonita_(Earth-616)>.
  4. Fandom. Bridget O'Hare (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Bridget_O'Hare_(Earth-616)>.
  5. Fandom. Bruxal (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Bruxal_(Earth-616)>.
  6. Fandom. Calcabrina (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Calcabrina_(Earth-616)>.
  7. Fandom. Catherine Deshayes (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Catherine_Deshayes_(Earth-616)>.
  8. Fandom. Chaga (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Chaga_(Earth-616)>.
  9. Fandom. Citrina (New Earth). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Citrina_(New_Earth)>.
  10. Fandom. Clothilde (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Clothilde_(Earth-616)>.
  11. Fandom. Connie Moore (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Connie_Moore_(Earth-616)>.
  12. Fandom. Coven (Withes) (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Coven_(Witches)_(Earth-616)>.
  13. Fandom. Dark Sisterhood (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Dark_Sisterhood_(Earth-616)>.
  14. Fandom. Eleyn (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Eleyn_(Earth-616)>.
  15. Fandom. Fiona Knoblach (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Fiona_Knoblach_(Earth-616)>.
  16. Fandom. Flame Witch (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Flame_Witch_(Earth-616)>.
  17. Fandom. Gazelle (Scratch) (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Gazelle_(Scratch)_(Earth-616)>.
  18. Fandom. Gina Anderson (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Gina_Anderson_(Earth-616)>.
  19. Fandom. Gloria Knoblach (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Gloria_Knoblach_(Earth-616)>.
  20. Fandom. Headmistress Soo (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Headmistress_Soo_(Earth-616)>.
  21. Fandom. Jaimini Sargent (Prime Earth). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Jaimini_Sargent_(Prime_Earth)>.
  22. Fandom. Jamala (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Jamala_(Earth-616)>.
  23. Fandom. Jennifer Kale (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Jennifer_Kale_(Earth-616)>.
  24. Fandom. Kura (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Kura_(Earth-616)>.
  25. Fandom. Laura Neilson (New Earth). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Laura_Neilsen_(New_Earth)>.
  26. Fandom. LaVoisin (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/LaVoisin_(Earth-616)>.
  27. Fandom. Linda Littletrees (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Linda_Littletrees_(Earth-616)>.
  28. Fandom. Lore (Multiverse). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Lore_(Multiverse)>.
  29. Fandom. Ma Mayhem (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Ma_Mayhem_(Earth-616)>.
  30. Fandom. Mordru (Post-Zero Hour). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Mordru_(Post-Zero_Hour)>.
  31. Fandom. Mordru (Pre-Zero Hour). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Mordru_(Pre-Zero_Hour)>.
  32. Fandom. Mysa (Post-Zero Hour). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Mysa_(Post-Zero_Hour)>.
  33. Fandom. Mysa Nal (Pre-Zero Hour). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Mysa_Nal_(Pre-Zero_Hour)>.
  34. Fandom. N'Daré (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/N%27Dar%C3%A9_(Earth-616)>.
  35. Fandom. Nexxx (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Nexxx_(Earth-616)>.
  36. Fandom. Nigel Carruthers (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Nigel_Carruthers_(Earth-616)>.
  37. Fandom. Night Wish (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Night_Witch_(Earth-616)>.
  38. Fandom. Nowhere. Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Nowhere>.
  39. Fandom. Renrutanit (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Renrutanit_(Earth-616)>.
  40. Fandom. Reptilla (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Reptilla_(Earth-616)>.
  41. Fandom. Satana Hellstrom (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Satana_Hellstrom_(Earth-616)>.
  42. Fandom. Sheeas (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Sheeas_(Earth-616)>.
  43. Fandom. Spawn of the Witch Queen (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Spawn_of_the_Witch_Queen_(Earth-616)>.
  44. Fandom. St. Damia's School for Young Women. Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/St._Damia%27s_School_for_Young_Women>.
  45. Fandom. Tabicantra (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Tabicantra_(Earth-616)>.
  46. Fandom. Three Witches. DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Three_Witches>.
  47. Fandom. Three Witches (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Three_Witches_(Nowhere)_(Earth-616)>.
  48. Fandom. Topaz (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Topaz_(Earth-616)>.
  49. Fandom. Troll Witch (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Troll_Witch_(Earth-616)>.
  50. Fandom. Vertigo (Salem's Seven) (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Vertigo_(Salem%27s_Seven)_(Earth-616)>.
  51. Fandom. Wanda Maximofff (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Wanda_Maximoff_(Earth-616)>.
  52. Fandom. Wanda Zatara (Earth-9602). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Wanda_Zatara_(Earth-9602)>.
  53. Fandom. War Witches (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/War_Witches_(Earth-616)>.
  54. Fandom. Water Witch (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Water_Witch_(Earth-616)>.
  55. Fandom. Weather Witch (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Weather_Witch_(Earth-616)>.
  56. Fandom. Witch (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Witch_(Earth-616)>.
  57. Fandom. Witches (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Witches_(Earth-616)>.
  58. Fandom. Witches of Encore (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Witches_of_Encore_(Earth-616)>.
  59. Fandom. Witches of Endor (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Witches_of_Endor_(Earth-616)>.
  60. Fandom. Witchfire (Eurth) (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Witchfire_(Eurth)_(Earth-616)>.
  61. Fandom. Witch Queen (Earth-One). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Witch_Queen_(Earth-One)>.
  62. Fandom. Wraith High Witch (Earth-616). Marvel Database. Disponível em: <http://marvel.wikia.com/wiki/Wraith_High_Witch_(Earth-616)>.
  63. Fandom. Zatanna Zatara (New Earth). DC Database. Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/Zatanna_Zatara_(New_Earth)>.
  64. "Loki". Night Witch. Disponível em: <http://www.marvunapp.com/Appendix7/nightwitch.htm>.
  65. Márcio dos Santos, Marcos Dark. Feiticeira Branca (Mysa Nal). Guia dos Quadrinhos. Publicado em: 05 Mar 2007, 00h00. Disponível em: <http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/feiticeira-branca-(mysa-nal)/2821>.
  66. Marvel. Agatha Harkness. Disponível em: <https://www.marvel.com/characters/agatha-harkness>.
  67. Marvel. Scarlet Witch. 2018. Disponível em: <https://www.marvel.com/characters/scarlet-witch-wanda-maximoff/in-comics>.
  68. Marvel Directory. Jannifer Kale. Disponível em: <http://www.marveldirectory.com/individuals/k/kalejennifer.htm>.
  69. Michael Hoskin; Anthony Flamini; Stuart Vandal; Eric J. Moreels. Hungary. In: Marvel Atlas. Vol 1. Marvel. 2007. Disponível em: <https://readcomiconline.to/Comic/Marvel-Atlas/Issue-1?id=103664>.
  70. Warren Ellis; Leonardo Manco. Femme Fatale. In: Hellstom 20. Marvel. Novembro, 1994. Disponível em: <https://readcomiconline.to/Comic/Hellstorm-Prince-of-Lies/Issue-20?id=62802>.
















































2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem