Rasga: curta-metragem amapaense concorre no 5º Festival Petit Pavé

Neste ano de 2021, o Festival de Cinema Independente de Curitiba "Petit Pavé" retornou com a sua quinta edição, em caráter inteiramente online, e, entre os filmes das "Mostras Paralelas", há um curta-metragem de um grupo amapaense - o qual também está concorrendo ao Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular: "Rasga".





SOBRE O FESTIVAL

De acordo com as informações contidas no próprio site do festival:


"O Petit Pavé nasceu em 2015 como uma pequena mostra de filmes de curta-metragem independentes produzidos em Curitiba. O nome "Petit Pavé" vem do apelido dado às pedras portuguesas utilizadas na pavimentação de calçados nos anos 30 e 40, na região central de Curitiba, que comumente retratavam o pinhão, a semente de Araucária, árvore nativa do Estado do Paraná.

A partir da 2ª edição do Festival Petit Pavé, adotou-se um modelo de abertura de inscrições para receber filmes de curta-metragem produzidos por todo o Brasil, o que garantiu obras com pluralidade de ideias e linguagens, marca tão presente no cinema brasileiro. O Festival entende que sua programação deve sempre instigar e ao mesmo tempo dialogar com os espectadores, visto que a acessibilidade ao cinema, sobretudo o cinema de curta-metragem, deve transcender o público composto pelos realizadores e entusiastas do cinema independente.

Em 2021, o festival retorna com sua 5ª edição, que ocorrerá online por conta da pandemia de Covid-19. O 5º Petit Pavé ocorrerá entre 05 e 11 de abril de 2021."


No caso, no momento da publicação deste artigo, o festival está em andamento e conta com uma "programação de Mostra Competitiva" e 11 (onze) "Mostras Paralelas", dentre as quais, a "Mostra Experimental", que conta com 25 (vinte e cinco) filmes de curta-metragem, incluindo o amapaense "Rasga".



RASGA

O curta-metragem "Rasga" mostra Madison, que viajou para a fazenda de seu avô, sendo saudado pela materialização dos seus traumas. Com uma duração de 16 minutos e 35 segundos, o filme foi escrito e dirigido por Elielson Junior. Quem é ele?

Elielson Junior é produtor, diretor, roteirista, escritor e um dos criadores do Beco Teatral. Estudante de Cinema e Audiovisual pela Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, publicou seu primeiro livro, "A anfitriã", em 2014, aos 18 anos e, no mesmo ano, participou da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Além disso, já integrou a antologia de contos "Círculo do Medo", com o texto "Os Medos de Christian" e publicou o seu segundo livro, "Aquele que te vigia ao anoitecer" em 2018.

Em 2016, Elielson ajudou a criar o "Beco Teatral", companhia em que atua como produtor, diretor e roteirista, além de trabalhar na iluminação e sonorização dos espetáculos e ser o responsável pelas suas artes gráficas.

Quanto à companhia "Beco Teatral", como dito anteriormente, ela surgiu em 2016, possuindo o Elielson como um dos seus fundadores e a finalidade de levar espetáculos de temática jovem e de cultura pop para o público amapaense, bem como fomentar a cultura no Estado. O seu primeiro espetáculo foi uma versão parodiada com regionalismos da peça "Harry Potter e a criança amaldiçoada". Desde então, o grupo já trabalhou versões de "Percy Jackson" e prepara um musical e uma peça original inspirada no livro amapaense "A anfitriã".

E o "Beco Teatral" é a companhia que apresenta o filme, com atuações de Henrique Reis, Lorrana Brito, Eva Gemaque e Iuri Laudrup. A preparação de elenco ficou por conta de Daniela Aires e Iuri Laudrup, este último também cuidando da Direção de Arte e sendo produtor juntamente com Elielson Junior. A fotografia ficou a cargo de Lorrana Brito e Elielson Junior, este último também sendo o produtor executivo.




O curta-metragem "Rasga" está disponível no site do festival, que você pode acessar no link a seguir:




Além disso, como já informado, o filme concorre ao Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular. Para votar, basta em ir na aba "Votação Júri Popular".







REFERÊNCIAS

FESTIVAL PETIT PAVÉ. 2021. Disponível em: <https://petitpave.com.br/>. Acesso em: 07 ABR 2021.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem