Sítio em Atibaia é tratado como propriedade de Lula desde 2011

         Cá estava surfando no Facebook quando, de repente, me deparo com nada mais nada menos que um print de uma notícia de 30 de dezembro de 2011. Nela, a informação de que o ex-presidente Luís Inácio "Lula" da Silva estava descansando com a família no seu sítio em Atibaia antes de retomar o tratamento contra o câncer, mas será que é verdadeira essa notícia e o print (a seguir)?





         Então, para começo de conversa, o print com o qual eu me deparei foi publicado pela jornalista Sonia Menezes no dia 04 de junho deste ano e já foi compartilhado mais de duas mil vezes. Nele é possível vermos que a fonte da informação foi o site oficial de Atibaia, então, a primeira coisa que eu fiz foi tentar descobrir se tal site realmente existe.
         Sim, o site de Atibaia existe e realmente possui uma seção "cidades", na qual se encontra a notícia em questão - ou deveria se encontrar, já que, após procurar entre as centenas de páginas a fim de encontrar as notícias da data apontada, 30 de dezembro de 2011, deparei-me apenas com dois textos de tal dia, ambos presentes na página 276 (que contém notícias de 23 de dezembro de 2011 até 03 de janeiro de 2012).
         A primeira das notícias é "Câmara anuncia vencedora de licitação para reforma e ampliação", sendo de autoria da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal da Estância de Atibaia. Quanto à outra, simplesmente trata-se da retrospectiva de 2011, reunindo as notícias mais lidas do ano. Então a notícia e o print são falsos?
         Não e não, pois antes desse print circular, tal informação já havia circulado em 2016 no Facebook (Erko Bridee compartilhou na página da jornalista Joice Hasselmann) e no Twitter (Ezequias Neto publicou em 02 de março daquele ano). Em ambos os casos, a informação foi divulgada com o link da notícia, sendo que, no Facebook, isso significa que é possível ver um resumo da mesma.




         Agora, quanto à publicação no Twitter, não é possível ver qualquer resumo da notícia lincada...




         ...Mas, de qualquer forma, os links de ambas as publicações direcionam para o mesmo endereço:




         Restando-nos apenas especular quanto à possibilidade de a notícia realmente ter saído em tal site e, por motivos de "força maior", ter sido retirada após o print ter sido feita. Digo isso porque a notícia em si e as informações que ela contém não são falsas, isto é, realmente circulou entre os veículos comunicacionais a informação de que o ex-presidente Lula esteve no seu sítio em Atibaia a fim de descansar com a família antes de retomar o tratamento contra o câncer.
         Prova disso são as notícias, devidamente lincadas, elencadas a seguir (há outras além dessas):



Marisa pediu atenção especial à adega de Lula durante mudança. Daiene Cardoso e Daniel Galvão (Agência Estado). Publicado em: 06 Jan 2011, 14h04. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,marisa-pediu-atencao-especial-a-adega-de-lula-durante-mudanca,662849>.

Lula começará seções de radioterapia dia 4 de janeiro. Daiene Cardoso, da Agência Estado. Publicado em: 29 Dez 2011, 18h08. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-comecara-sessoes-de-radioterapia-dia-4-de-janeiro,816544>.

Lula descansa em seu sítio em Atibaia antes de começar radioterapia contra o câncer durante cerca de 2 meses. Aluízio Amorim, replicando a notícia do Portal Estadão. Publicado em: 30 Dez 2011. Disponível em: <http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2011/12/lula-descansa-em-seu-sitio-em-atibaia.html>.

Lula iniciará tratamento de radioterapia na semana que vem. EFE de São Paulo. Publicado em: 30 Dez 2011, 00h45. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2011/12/1027921-lula-iniciara-tratamento-de-radioterapia-na-semana-que-vem.shtml>.

Lula começa segunda fase do tratamento contra o câncer nesta quarta-feira. Aline Schons, estagiária do R7. Publicado em: 03 Jan 2012, 11h45. Disponível em: <http://noticias.r7.com/brasil/noticias/lula-comeca-segunda-fase-do-tratamento-contra-o-cancer-nesta-quarta-feira-20120103.html>.

Lula deve começar tratamento de radioterapia nesta quarta-feira. Publicado em: 03 Jan 2012, 14h34. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2012/01/1029315-lula-deve-iniciar-tratamento-de-radioterapia-nesta-quarta-feira.shtml>.

Lula deve começar tratamento de radioterapia nesta quarta-feira. Publicado em: 04 Jan 2012, 08h49. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2012/01/1029656-lula-deve-comecar-radioterapia-nesta-quarta-feira.shtml>.


A foto que ilustra a notícia do print também consta na notícia do R7 e foi tirada quando a ex-presidente Dilma encontrou-se com Lula, num hotel, antes do natal de 2011, entregando-lhe um presente feito de material reciclável por catadores.


Lula passa festas de final de ano em Atibaia. Jornal da Cidade - Atibaia, replicando o texto do R7. Disponível em: <http://www.jcatibaia.com.br/site/noticia/geral/15287/lula-passa-festas-de-final-de-ano-em-atibaia.html>.



         Note que, no Blog do Aluízio Amorim, a notícia recebeu uma atualização em 20 de março de 2016...




         ...Mesma época em que foram feitas aquelas publicações do Erko Bridee na página da jornalista Joice Hasselmann (15 de março) e do Ezequias Neto (02 de março), sendo que desde o começo de 2016 já vinham circulando notícias relembrando outras, antigas, que informavam a respeito do descanso do ex-presidente Lula em seu sítio em Atibaia, tal como é o caso das seguintes matérias:



Imprensa atribui propriedade de sítio a Lula desde 2011. O Globo. Publicado em: 01 Jan 2016, 21h53. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/imprensa-atribui-propriedade-de-sitio-lula-desde-2011-18587316>.

Lula nega ser dono de sítio em Atibaia para onde teria ido 111 vezes. Natália Ariede. Publicado em: 02 Fev 2016, 14h11. Atualizado em: Idem. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/02/lula-nega-ser-dono-de-sitio-em-atibaia-para-onde-teria-ido-111-vezes.html>.

Notícia antiga entrega que sítio de Atibaia é do ex-presidente Lula. Folha do Juruá. Publicado em: 12 Mar 2016. Disponível em: <http://www.folhadojurua.com.br/2016/03/noticia-antiga-entrega-que-sitio-de-atibaia-e-do-ex-presidente-lula/>.



         O interessante é que algumas dessas reportagens mencionam uma do Terra de 29 de dezembro de 2011, que eu não consegui encontrar. Além dessa, o Folha Política também menciona uma matéria do IG, que seria da mesma data, e uma do Diário de Pernambuco, que seria de 03 de janeiro de 2011, mas também não consegui as localizar (quem conseguir, por favor, compartilhe os links).
         Enfim, ao que tudo indica, o print e a notícia não são falsos e chama bastante a atenção o fato de que nem o Lula nem a sua assessoria se deram ao trabalho de corrigir as matérias, já que, geralmente, quando isso ocorre, os veículos de comunicação fazem erratas.

Comentários