Se uma centaura engravidar, onde ficaria o bebê?

       Circulando pela internet pelo menos desde 2016 (ano de publicação da imagem em questão na Face-página Capinaremos) e tendo surgido primeiro em sites e redes sociais estrangeiras, o meme que indaga onde ficaria o bebê no caso de uma centaura engravidar foi escolhido para ser o primeiro post da seção "Além do Meme", a qual eu costumava fazer no meu antigo Blog do Leno e da qual reciclarei os posts.





       O meme em questão levanta uma indagação bastante válida. Claro, centauros são seres mitológicos e - até onde se sabe - jamais houve qualquer criatura vertebrada com seis membros funcionais na face da Terra, como o pesquisador James Hick (Universidade da Califórnia em Irvine, EUA) declarou à Superinteressante (2007), mas dados os avanços tecnológicos e científicos, aparentemente nada (além dos códigos de ética) impediria algum cientista de fabricar uma criatura como essa em laboratório. Se não num futuro não tão distante, ao menos em alguma obra cinematográfica de ficção científica, cuja trama talvez se situe num cenário similar ao do Role Playing Game - RPG denominado Shadowrun, um futuro distópico onde elfos e outras criaturas fantásticas existem graças a um fenômeno genético não explicado.
       E por mais que possa parecer algo sem sentido uma criatura dessas ter dois úteros, dois quais um ficaria tão inutilizado quanto um apêndice, sendo muito mais prático e eficaz a existência de apenas um (situado na metade equina, pois a proximidade com a genitália seria muito maior e facilitadora), a ideia não é assim tão absurda ou, ao menos, encontra respaldo noutra ideia acerca da anatomia de centauros e, mais especificamente, na dos centauros de certo C.S. Lewis.
       O autor dos sete livros que constituem as Crônicas de Nárnia e amigo de J.R. Tolkien descreveu os seus centauros como sendo possuidores de um par de estômagos, um estando situado da metade equina e obviamente sendo um estômago cavalar, enquanto o outro se encontraria na metade humana. Graças a isso, tais centauros seriam detentores de um imenso apetite.



- Não está entendendo, Filho de Adão? Um centauro tem um estômago humano e um estômago de cavalo. E, é claro, os dois estômagos precisam de alimento. Assim, primeiro de tudo, eles comem presunto, omeletes, torradas, geleias, frutas, mingau, café e cerveja. Depois é que cuidam da parte cavalar, pastando durante uma hora e arrematando tudo com farinha de malta, aveia e um pacote de açúcar. Por isso é que se trata de uma coisa muito séria convidar um centauro para passar o fim de semana com a gente. (fauno Orruns para Eustáquio. A cadeira de prata. In: As Crônicas de Nárnia - Volume único. Páginas 648-649)


       Ainda que fossem conhecidas na Antiguidade, aparecendo em mosaicos, e outras épocas, centauros fêmeas não são mencionadas em nenhum livro d'As Crônicas de Nárnia, mas será que alguma analogia do tipo seria possível no caso de centauros fêmeas possuírem dois úteros?



Mosaico greco-romano do século IV da Era Cristã.
Oriundo de Elles, mostra centauras flanqueando Afrodite.



"Centauress" de John La Farge, no Brooklyn Museum.


       Bem, talvez se for admitida uma quinta possibilidade de funcionamento gestacional dos centauros. Sim, isso mesmo, uma quinta possibilidade. Vejamos todas elas:



1ª possibilidade
Centauras possuem apenas um útero, na metade equina

       Como já mencionado, essa possibilidade pareceria a mais prática e funcional, visto que o útero ficaria mais próximo da genitália, não apenas facilitando o acesso dos espermatozoides ao(s) óvulo(s), como também a saída do bebê. Além disso, visto que o órgão reprodutor do centauro macho se encontra na parte equina, soa muito mais lógico que se tenha uma compatibilidade entre os aparelhos sexuais e reprodutores, de modo que, se temos genitálias equinas em funcionamento, também teríamos que ter aparelhos reprodutores igualmente equinos - ao menos no que tange à localização, pois os espermatozoides e óvulos em questão não são completamente equinos.



2ª possibilidade
Centauras possuem apenas um útero, na metade humana

       Esta possibilidade seria menos prática e funcional que a anterior, visto que os espermatozoides levariam um tempo incrivelmente longo para alcançá-lo, necessitando ter uma resistência absurda, e o trabalho de parto seria muito prolongado.


3ª possibilidade
Centauras possuem dois úteros, mas só o equino funciona

       Basicamente, esta possibilidade funciona como a primeira.



4ª possibilidade
Centauras possuem dois úteros, mas só o humano funciona

       Possibilidade de funcionamento similar à segunda.



5ª possibilidade
Centauras possuem dois úteros funcionais

       Esta possibilidade contém tudo o que as outras possibilidades possibilitam, mas pode ser desdobrada em cinco circunstâncias:

a) A gestação somente ocorre no útero equino;

b) A gestação somente ocorre no útero humano;

c) A gestação poderia ocorrer em qualquer um dos úteros;

d) Conforme alguém comentou na publicação da Capinaremos, a gestação pode ocorrer em qualquer dos úteros, mas o equino geraria um centauro conforme o conhecemos, enquanto o humano geraria um centauro invertido.



O centauro e o centauro invertido.


e) A gestação se daria em ambos os úteros, que atuariam em diferentes momentos do processo, de modo que os primeiros meses do bebê se dariam no útero humano, após o qual o mesmo seria deslocado para o útero equino, onde terminaria de se formar e de onde sairia.

       Também haveria a possibilidade, dentro das circunstâncias c e d, de que ambos os úteros pudessem funcionar simultaneamente, originando gêmeos. Porém, no caso da circunstância c, esses gêmeos seriam igualmente centauros, enquanto a circunstância d traria à luz um centauro e um centauro invertido. Como isso se daria?
       Talvez, após o óvulo no útero equino ser fecundado, os espermatozoides perdedores da corrida manteriam a sua marcha rumo ao outro útero. Graças a isso, haveria um espaço de tempo significativo entre o desenvolvimento dos bebês, o do útero humano sempre nascendo depois do gestado no útero equino.
       Bom, de qualquer forma, deve ser um baita de um problemaço ter que lidar com bebês centauros...





       Quanto ao que eu penso, bem, me parecem bem interessantes tanto a 5ª possibilidade sob a circunstância "d" - sobretudo para utilização num RPG, por permitir uma explicação para a existência de centauros invertidos...



Não paro de pensar em como o BoJack seria um centauro invertido.


       ... Quanto a 5ª possibilidade sob a circunstância "e", porque esta contém uma justificativa até que plausível para ser utilizada num contexto de ficção científica, porém, eu penso que seria muito mais lógico, prático e funcional se um centauro fêmea possuir apenas um útero, situado na parte equina do seu corpo, ou seja, prefiro a 1ª possibilidade que aqui apresentei. Mas e você, prefere qual das possibilidades apresentadas? Ou prefere acreditar que os centauros se reproduzem de maneira ovípara, como o digimon centauro Kentarumon? Comenta aí.






REFERÊNCIAS

Aaron J. Atsma. Kentaurides. In: Theoi Project. 2000 - 2017. Disponível em: <http://www.theoi.com/Georgikos/Kentaurides.html>

C.S. Lewis. A cadeira de prata (capítulo 16 - Remate de males). In:___. As Crônicas de Nárnia - Volume único. (tradução de Paulo Mendes Campos). Páginas: 648-649. Disponível em: <http://static.tumblr.com/jzav6f0/5uOmg0g5w/c.s._lewis_-_as_cr__nicas_de_n__rnia__volume_unico_.pdf>

Nina Weingrill. E se... o homem fosse um animal voador? In: Superinteressante. Publicado em: 28 Fev 2007, 22h00. Atualizado em: 31 Out 2016, 18h48. Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/e-se-o-homem-fosse-um-animal-voador/>

Pablo Raphael. Conheça "Shadowrun", o jogo que mistura "Senhor dos Anéis" e "Matrix". Publicado em: 05 Ago 2017, 04h00. Disponível em: <https://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2017/08/05/conheca-shadowrun-o-jogo-que-mistura-senhor-dos-aneis-e-matrix.htm>

12 Comentários

  1. kkk essa duvida nunca veio na minha cabeça, mas realmente é muito interessante, a mitologia lidava com a existencia dos centauros, mas pelo menos os que eu vi eram todos homens , muito legal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca tinha parado pra pensar sobre até ver esse meme ano passado. Centauras aparecem na mídia só no filme d'As Crônicas de Nárnia, até onde eu me lembre.

      Excluir
  2. Hahaha lendo o post comecei a perguntar pra todos aqui em casa kkkk
    Buguei todo mundo kkk
    Amei o texto. Vc escreve muito bem.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Nos livros d'As Crônicas de Nárnia só aparecem homens, mas no filme aparecem centauras também. Acho que é a única produção que mostra, não me lembro se na série da Xena ou do Hércules tinha alguma centaura.

    ResponderExcluir
  4. adorei o post haha super interessante, um assunto bem curioso

    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Haverão muitos outros posts desse tipo por aqui, rs.

      Excluir
  5. Que loucura, nunca parei para pensar hahaha adorei o post! Nunca tinha lido algo parecido.

    ResponderExcluir
  6. ahahha imaginaria uma barriga entre a equina e a humana e o bebe/filhote ficaria la kkkkkkkkkkkkkk
    blue-marie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa post super diferente, assunto mto legal!

    ResponderExcluir
  8. Tão original e cheio de amor e carinho pela personagem, gostei mesmo muito! Está muito diferente do habitual e isso é incrível! 💫

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem