O universo de Naruto faz parte do Zenoverso?

       Como bem sabemos, a série Dragon Ball Super introduziu o conceito de multiverso à franquia e já pudemos vislumbrar um pouco de pelo menos sete outros universos além do já exploradíssimo universo 7. Todavia, pouco sabemos a respeito dos quatro mais poderosos universos existentes e, considerando o que já foi visto sobre os outros sete, apresento aqui uma hipótese sobre o universo 8 (oito).





       Bem, para começo de conversa, apesar de o autor de Naruto ser um grande fã de Dragon Ball e de Akira Toriyama, que serviram de inspiração para ele criar o mangá do ninja mais famoso das últimas duas décadas, não são poucos os fãs (tanto de uma obra quanto de outra) que travam uma guerrilha virtual (e, convenhamos, fútil) sobre esse ou aquele ser o melhor mangá/anime - simplesmente ignorando que, por exemplo, os dois autores já fizeram ao menos um crossover  [1] de suas obras. Agora, e se um dos autores resolvesse transcender a mera referência ao outro anime em seu trabalho?
       No caso, para entender melhor a hipótese, primeiro deve-se considerar que alguns dos universos participantes do Torneio do Poder mostraram ter características que remetem a outros gêneros e temáticas de mangás e animes. Enquanto o universo 2 (dois) abordou a temática das "guerreiras mágicas," [2] tão comum ao gênero shoujo [3], os robôs sapientes do universo 3 (três) parecem remeter ao gênero dos "robôs gigantes" e o universo 11 (onze) descaradamente brinca com a temática dos super sentai.
       Portanto, qual seria a possibilidade de que o universo do deus da destruição Liqueur (Rikiru), cuja aparência é a de uma kitsune (raposa) laranja de três caudas [4], tenha uma temática "narutesca"? Ou, ainda, e se o próprio universo de Naruto for, na verdade, o universo governado por Liqueur? Nesse caso, as árvores divinas, cujos "frutos de chakra" são procurados pelo clã de Kaguya Otsutsuki, poderiam perfeitamente ser um recurso desenvolvido pelo deus da criação Iru para desenvolver o nível de poder dos planetas habitados, já que o mesmo fornece grande aumento de chakra a quem comer e prolonga a vida.


Não sei o porquê, mas, quando Liqueur usou esse golpe no episódio 96,
a primeira coisa que me veio à mente foi o Naruto usando
as "esferas da busca da verdade".


       Claro, tanto Naruto e a Kurama quanto o deus raposa de três caudas de Dragon Ball Super bebem da mesma fonte, que é o mito japonês (de origem chinesa remodelado pelos japoneses) das kitsune, mas, partindo da premissa de que o universo 8 (oito) seja, de fato, algo "narutesco" e, também, considerando os mitos nipônicos a respeito das raposas, pode-se fazer pelo menos três especulações:

  1. Se Liqueur estiver submetido à regra do nascimento de caudas das raposas mitológicas japonesas, então podemos ter certeza de que ele tem uma idade entre 400 e 500 anos, pois é dito que a cada 100 (cem) anos uma cauda nova cresce numa kitsune, a quantidade máxima sendo 9 (nove), a qual é atingida quando a raposa completa 1000 (mil) anos de idade [4] - e Liqueur possui três caudas.
  2. Tal deus da destruição poderia ser o resultado de uma fusão definitiva entre o equivalente ao último ninja jinchuuriki [5] e o equivalente a uma Kyuubi no Ktisune/Kurama de tal universo.
  3. Se a história do universo 8 (oito) um dia for mostrada e ela fizer o mínimo de referência a algo "narutesco", não seria esdrúxulo cogitar a possibilidade de que Liqueur teria se tornado deus da destruição muitos anos (100, 200, 300 anos?) após a ocorrência de eventos semelhantes aos vistos em Naruto, Naruto Shippuden e Boruto: Naruto next generation

       Por fim, não custa nada lembrar que isso aqui é mera especulação, ainda com poucas bases, verdade, mas que, dada a altíssima carga de referências tanto às outras séries da franquia [6], quanto a outros animes [7] em Dragon Ball Super, não se pode descartar a possibilidade de que o universo 8 tenha características e referências "narutescas", restando apenas esperar para ver.





NOTAS

[1] Mistura entre personagens e elementos de diferentes obras ou universos de determinada(s) mídia(s), como livros, quadrinhos e filmes.

[2] Também denominado como mahou shoujo (algo como "moças mágicas"), é um subgênero do shoujo.

[3] Gênero de mangás voltado para meninas entre 12 e 18 anos, sendo o oposto do gênero shonen, ao qual pertencem Dragon Ball e Naruto, voltado para meninos.

[4] Ou seja, se essa conta de uma cauda a cada 100 anos e a nona cauda apenas ao completar 1000 anos (tornando-se Kyuubi no Kitsune, isto é, "raposa de nove caudas") estiver certa, então seria somente aos 300 anos de idade é que nasceria a segunda cauda, a terceira nascendo aos 400, a quarta aos 500, a quinta aos 600, a sexta aos 700, a sétima aos 800 e a oitava aos 900.

[5] Hospedeiro de uma das nove "bestas de cauda" criadas pelo Sábio dos Seis Caminhos Hogoromo Otsutsuki.

[6] Já teve referências a elementos e acontecimentos do Dragon Ball Clássico e de Dragon Ball Z, bem como a coisas vistas apenas em filmes, como é o caso das referências ao Brolly (no episódio 42, por exemplo, Bills, disfarçado como Monaka, usou um "saiote" que lembra a usada por Brolly), e mesmo coisas de Dragon Ball GT, como é o caso da feição da cópia roxa do Vegeta, cujas marcas na face lembram as possuídas pelo Baby Vegeta.

[7] Tal como foi o caso, ainda durante a mini-saga da cópia roxa do Vegeta, do príncipe dos saiyajin usando uma chupeta para evitar desaparecer definitivamente do mundo, numa clara referência ao Koenma, de Yu Yu Hakusho.





REFERÊNCIAS

Edelson Geraldo Gonçalves. Kitsune: a mitologia das raposas japoneses nos escritos de Lafcadio Hearn. In: Adriana Pereira Campos, M.S. Merlo, Bruno César Nascimento. Anais do V Encontro Internacional UFES/Université Paris-Est. Publicado em: 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/UFESUPEM/article/view/11760/8457>.

Tatá (Kami Sama Explorer). Nomes e biografias dos novos kaioshins e outros deuses! Dragon Ball Super. Publicado em:14 Mar 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fUFnmFl13Xw>.

Wiki Naruto. Árvore divina. Disponível em: <http://pt-br.naruto.wikia.com/wiki/%C3%81rvore_Divina>.

Yorran Barone. Revelados os nomes dos deuses da destruição em Dragon Ball Super. Publicado em: 18 Fev 2017. Disponível em: <http://www.animepro.com.br/22636/revelados-os-nomes-dos-deuses-da-destruicao-em-dragon-ball-super/>

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem