CosDay 2017 no Macapá Shopping

       Como bem se sabe (e muitos reclamam), existe data comemorativa para quase tudo, muitas tendo sido criadas por força de lei - o que não é caso do Cosplay Day ou Dia do Cosplay, que celebra tanto a prática de se vestir como e interpretar personagens de obras da ficção, quanto aqueles que fazem isso e as pessoas que produzem tais fantasias. Aliás, quem confecciona tais "peles alternativas" recebe o nome de cosmaker.





       Pois bem, antes de mais nada, da mais forma como há coisas que são celebradas com um dia próprio a nível nacional, outro a nível internacional e mesmo outro a nível mundial, o cosplay costuma ser comemorado a nível internacional e nacional. No primeiro caso, a comemoração não possui uma data específica, mas sim um período, devendo ser comemorada na última semana do mês de agosto, o que - dependendo do ano - pode ser em qualquer dia dentre 25 e 31.
       Quanto à comemoração nacional, não apenas o dia, como também o mês varia de acordo com o país. No Brasil, a comemoração se dá em 21 de julho, todavia, como muitas vezes é mais viável fazer algo num fim de semana, quando a data não cai num sábado ou num domingo - como é o caso deste ano, celebra-se no primeiro fim de semana após o dia em questão, motivo pelo qual a celebração do CosDay em Macapá se dará no dia 23 de julho.
       A seguir, a programação completa do evento que ocorrerá dia 23 de julho, a partir das 13h00 no L2 do Macapá Shopping Center, com entrada franca:

13h00 - Abertura da programação.
13h10 - Exibição de vídeos e documentários sobre o mundo cosplay.
15h00 - Palestra sobre maquiagem artística com Augusto Lima, do canal Gustos Vlog.
15h50 - Palestra sobre estilo e moda Lolita com Gabriela Luz, do Milky Planet Moda Lolita.
16h40 - Palestra sobre customização e ornamentação de perucas com Magical Jillian, do canal Urso Bobo.
17h30 - Concurso Cosplay: categoria infantil.
18h00 - Desfile e concurso Lolita.
18h30 - Concurso Cosplay: categoria cospobre.
19h00 - Concurso Cosplay: desfile e tradicional.
19h30 - Concurso Cosplay: categoria cosdub.
20h30 - Agradecimentos e fim da programação.

       Lembrando que: a categoria infantil do concurso cosplay é para crianças até 12 anos; a categoria cospobre se caracteriza pela customização básica, com poucos recursos, mas muita criatividade; o vencedor do desfile cosplay é escolhido pela aclamação do público e a categoria cosplay tradicional requer performances, o vencedor sendo escolhido por um juri; o cosdub ou cosplayback se caracteriza por um personagem dublando em performance uma trilha musical presente em sua mídia; o desfile e o concurso de Lolitas (lembrando que as mesmas não são cosplay) será exclusivo para praticantes e adeptas da "moda vitoriana".




       Para finalizar, simultaneamente ao CosDay, também estará acontecendo a 2ª edição do Games Retrô AP. A realização dos eventos é da Amapanime conjuntamente ao Macapá Shopping Center, havendo o apoio da Games Retrô AP, do canal Urso Bobo, do Milky Planet Moda Lolita, do canal Gustus Vlog e da Caeli Construtora e Incorporadora.





REFERÊNCIAS

Antonio Cezar. 27 datas comemorativas em 21 de julho. Publicado em: data desconhecida. Atualizado em: 31 Jan 2017, 07h38. Disponível em: <http://datascomemorativas.org/21-de-julho/>

Shubhang Saurava. International Cosplay Day 2016: Upcoming Comic Con events in India to flaunt your cosplay skills. Publicado em: 27 Ago 2016, 14h04. Disponível em: <http://www.ibtimes.co.in/international-cosplay-day-2016-upcoming-comic-con-events-india-flaunt-your-cosplay-skills-691457>

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem