8 dos meus poemas em 7 antologias

       Considerando que, de certo modo, estamos numa "semana poética", a qual se iniciou em 14 de março, dia do aniversário do poeta Castro Alvos e Dia Nacional da Poesia, e vai até o próximo dia 21, quando se comemora o Dia Mundial da Poesia, vou fazer alguns posts relacionados à poesia durante esse período. E isso inclui, claro, um para divulgar o meu próprio trabalho poético.






       Sim, eu faço poemas (e contos) nas horas vagas e já tive alguns publicados em antologias, mais especificamente 8 poemas publicados em antologias e agendas. Apenas uma delas tem um caráter mais informal, sem ISBN nem editora. Enfim, segue um breve lista das antologias poéticas nas quais é possível encontrar ao menos um poema de minha autoria e, claro, onde encontrar e comprar um exemplar [1].
       A lista a seguir considera a ordem cronológica de cada seleção.



Prêmio Literário Waldeck Almeida de Jesus - 2013



       Organizado pelo poeta baiano Waldeck Almeida de Jesus, o concurso cultural internacional de literatura intitulado "Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus" seleciona e publica gratuitamente poetas iniciantes de língua portuguesa desde 2005. Tive um poema selecionado na edição de 2013 do concurso, cuja antologia foi publicada no ano seguinte.

Poema na antologia: "Fada do dente" ou "Fada Dodente".
Dados do livro: Editora Galinha Pulando, Vitória da Conquista/BA. 2014. 280 p.
ISBN: 978-85-66465-05-1
Onde comprar: PerSe.


Prêmio Literário Galinha Pulando 2014



       Basicamente, esta foi o que seria a XI edição do Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus, que teve o nome modificado para Prêmio Literário Galinha Pulando. A seleção dos poemas e a publicação ocorreram em 2014. Também teve um poema selecionado para esta antologia, a poetisa amapaense Ingrid Lara de Araújo Utzig (Desjejum).

Poema na antologia: "Sonoridade das ruas, surdez dos palácios".
Dados do livro: Editora Galinha Pulando, Vitória da Conquista/BA. 2014. 168 p.
ISBN: 978-85-66465-14-3.
Onde comprar: PerSe.


4º Concurso Literário Pague Menos:
Amor do tamanho do Brasil



       Organizado anualmente pelas Farmácias Pague Menos, o Concurso Literário Pague Menos seleciona 100 poemas e publica uma antologia em PDF, premiando os poetas que tiveram suas produções selecionadas com exemplares impressos, os 10 primeiros também recebendo um prêmio em dinheiro. Na edição de 2014, houve a seleção de poemas de outros dois poetas amapaenses além de mim, no caso, um do Tiago de Oliveira Quingosta de Sousa (Descobrimentos) e outro do Rodrigo Almeida Ferreira (Hino). Edições anteriores também contaram com outros poemas de outros poetas amapaenses (ainda não sei das posteriores).

Poema na antologia: "Amor amapaúcho".
Dados do livro: Farmácias Pague Menos, Fortaleza/CE. 2014. 120 p.
ISBN: Não tem.
Onde comprar: Cada participante recebeu certa quantidade de livros (ainda tenho uns dois exemplares...) e os interessados podem baixar um exemplar em PDF neste link ou apenas visualizá-lo no Isuu. Esse e os livros das outras cinco edições realizadas até agora podem ser acessados na página do concurso literário das farmácias Pague Menos.


Livro Diário do Escritor 2015

Não achei uma imagem da capa desta antologia.


       Anualmente, a Litteris Editora recebe poemas curtos (até 09 linhas ou 600 caracteres totais), os quais são selecionados para compor a agenda literária "Livro Diário do Escritor" do ano seguinte. Em 2014, tive um dos meus poemas selecionados para a edição de 2015.

Poema na antologia: "Destruir para construir".
Dados do livro: Litteris, Rio de Janeiro/RJ. 2015. 368 p.
ISBN: 978-85-374-0259-7
Onde comprar: Livraria Litteris.


Prêmio Literário Galinha Pulando 2015



       O que seria a XII edição do antigo Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus, renomeado na edição anterior (2014), selecionou em 2015 os poemas para esta antologia (comemorativa aos seus 10 anos), publicada também em 2015. Contou ainda com um poema de outro poeta amapaense, o Tiago Quingosta (Baile de asas).

Poema na antologia: "Dá-lhe lama, Dalai Lama".
Dados do livro: Editora Galinha Pulando, Vitória da Conquista/Ba. 2015. 120 p.
ISBN: 978-85-66465-18-1.
Onde comprar: PerSe.


100 Trovas Sobre Cachaça



       Eu não bebo e, exatamente por isso, achei o tema desafiador. Era para a antologia exclusivamente eletrônica ter 100 trovas, mas, infelizmente, não atingiu essa quantidade.

Poema na antologia: "Não, cachaça não é água" (como a trova em questão não contém título, menciono-a por meio do seu primeiro verso).
Dados do livro: Edição por Antônio Cabral Filho, Rio de Janeiro/RJ. 2015. 60 p.
ISBN: Não possui.
Onde comprar: O livro, inteiramente eletrônico, está disponível neste link.


Som de Poetas



       As editores portuguesas estão sempre promovendo concursos literários, muitos para a seleção de poemas para compor antologias. Participei de um desses concursos e tive dois poemas selecionados.

Poemas na antologia: "Elogios ao menosprezado, eu" e "Estalidos do trincado da sanidade".
Dados do livro: Editora Papel D'Arroz, . 2015. 418 p.
ISBN: 978-98-98796-37-0
Onde comprar: Wook.



       Bom, por enquanto, são essas as coletâneas de que participo como poeta e espero lançar até o final do ano um livro de poemas.

1 Comentários

  1. Que ótimo, parabéns pelas participações em todos esses livros de poesia.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem